Construção sustentável e saneamento ambiental
Unindo seu interesse em inovação tecnológica com as características dos resíduos produzidos em sua região, a BQMIL inicia agora uma pesquisa com o objetivo de reaproveitar resíduos gerados na cadeia produtiva do petróleo, e assim desenvolver produtos com soluções inovadoras para essa cadeia.
O petróleo é hoje o produto de maior representação na economia de Mossoró com 3.500 poços perfurados, e em operação no município, e uma média de produção 47 mil barris por dia. Um projeto desafiador, que despertou o interesse dos pesquisadores da BQMIL, da PETROBRAS, da UFRN, do IFRN e do IDEMA, motivando a realização de um trabalho conjunto na área de resíduos sólidos, especificamente no tema de cascalhos de perfuração, solo calcinado e solo contaminado.
É isso que a BQMIL traz para a sociedade, a implantação de uma UNIDADE PILOTO de residências construídas com produtos que utilizam como insumo o resíduo tratado de forma biológica com baixo impacto ambiental, advindo da exploração e perfuração de poços de petróleo. Sua tecnologia de construção também é inovadora.
O sistema construtivo destina-se à construção de paredes e lajes para casas térreas e sobrados unifamiliares, isolados ou geminados. Com esse método construtivo, será possível construir uma casa por dia, substituindo um processo convencional que dura, em media, 30 dias.